No Ar
Publicidade
SIGA-NOS
Você está em:
Notícias > Notícias
Geral
27/11/2019
11:10
PLACAS DO MERCOSUL SERÃO IMPLANTADAS NO ESTADO CATARINENSE A PARTIR DE JANEIRO

As novas placas com padrão Mercosul (Mercado Comum do Sul) vão ser implantadas em Santa Catarina a partir de 27 de janeiro de 2020. Os dados foram confirmados pela gerente de registro e licenciamento de veículos do Departamento de Trânsito do estado (Detran-SC), Joane Toigo. A frota catarinense já ultrapassa 5,1 milhões de unidades.

 

A data divulgada é quatro dias antes de vencer o período dado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que havia definido a adaptação do sistema para as placas de identificação veicular (PIV) em todo o país até 31 de janeiro. A novidade foi anunciada em 2014 e começaria a entrar em vigor em 2016, porém o prazo já foi alterado seis vezes.

 

A última resolução do Contran, de junho deste ano, estipulou alterações, como a exclusão do efeito difrativo nas palavras "Brasil" e "Mercosul" e as ondas sinusoidais, medidas incluídas inicialmente para prevenir falsificações. A alegação do governo federal para a versão mais simples foi de redução nos custos para as fabricantes e, consequentemente, aos consumidores.

 

A nova placa terá as mesmas dimensões da placa cinza. O modelo PIV (Placa de Identificação Veicular) é em fundo branco e faixa superior azul. As novas chapas possuem um QR Code (em substituição ao lacre), emblema oficial do Mercosul e a bandeira do Brasil. A cor da combinação das quatro letras e três números muda de acordo com a categoria específica do veículo.

 

A instalação será obrigatória a partir de 27 de janeiro somente nos casos de primeiro emplacamento e instalação de segunda placa traseira, além de mudança de categoria ou na transferência de município ou estado. A substituição também deverá ser feita quando houver roubo, furto, extravio ou dano do equipamento.

 

Após a implantação em Santa Catarina, os proprietários de veículos no estado já poderão obter o modelo Mercosul, após pagar o valor cobrado pelo novo emplacamento. Os automóveis que permanecerem com o dono na cidade atual poderão manter a placa antiga por tempo indeterminado.

 

 

Com informações da Rádio CBN / Oeste Mais

;?>
Geral
Geral
Geral
Geral