No Ar
Publicidade
SIGA-NOS
Você está em:
Notícias > Notícias
Geral
21/02/2020
15:55
BRASIL COMEMORA HOJE O DIA DO IMIGRANTE ITALIANO

A Lei nº 11.687, de 2 de junho de 2008, instituiu oficialmente o Dia Nacional do Imigrante Italiano no calendário de todo o território brasileiro. Em 21 de fevereiro de 1874, desembarcaram no Brasil 350 famílias da expedição organizada pelo empreendedor Trentino Pietro Tabacchi; o transatlântico a vapor “Sofia”. Esse Transatlântico desembarcou em Vitória, capital do Estado do Espírito Santo e berço da presença italiana no País.
Com a crise que se instalou na Itália durante meados do século XIX e XX, muitos camponeses italianos aceitaram os pedidos do governo brasileiro para trabalharem nas lavouras do país, principalmente nas regiões sudeste e sul.
A Itália também deve fazer sua parte para estar à altura da gloriosa epopeia de sua emigração no Brasil, principalmente potencializando a sua rede diplomático-consular no País que, mais do que qualquer outro no mundo, acolheu durante os anos um número verdadeiramente imponente de seus compatriotas. Em segundo lugar, promovendo iniciativas apropriadas para que se conheça de maneira séria e adequada a grandeza e o valor de sua presença no Brasil. Muitas vezes, na realidade, a ignorância e o preconceito estão na base de uma incompreensível subestimação por parte dos italianos da expressiva influência existente de sua emigração no Brasil. À economia e à política, finalmente, a tarefa árdua, mas entusiasmante, de prestar homenagem com os fatos a essa história. Somente assim, 21 de fevereiro não será uma simples e cansativa comemoração, mas uma justa e devida homenagem à memória de tantas gerações que nos precederam, inicialmente pioneiros, depois testemunhas de uma combinação única de fertilidade e riqueza entre os povos da Itália e do Brasil!
De acordo com dados do Consulado da Itália no Brasil, estima-se que atualmente existam aproximadamente 30 milhões de descendentes de italianos vivendo em terras brasileiras.

 


Informações Lia C. Martino

;?>
Geral
Geral
Geral
Geral