No Ar
Publicidade
SIGA-NOS
Você está em:
Notícias > Saúde
Palma Sola
22/04/2015
16:25
Com 1.078 casos de dengue em SC, focos se concentram em comércios
Segundo a Dive, 31% dos focos estão em estabelecimentos comerciais.

Com 1.078 casos de dengue confirmados, Santa Catarina registra 3.379 focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença, conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) da Secretaria de Estado da Saúde em relatório divulgado nesta segunda-feira (6). Do total, 31,48% dos focos se concentram em estabelecimentos comerciais.

"Neste momento, os focos se concentram em estabelecimentos comerciais e em pontos estratégicos. Se o mosquito encontra condições favoráveis, a proliferação vai ocorrer", explica a gerente de Zoonozes da Dive, Suzana Zeccer.

De acordo com o relatório do Programa de Controle da Dengue, em todo estado há 1.065 focos em estabelecimentos comerciais e 811 em pontos estratégicos, entre eles borracharias, ferros-velhos, cemitérios, rodoviárias, aeroportos. Já as residências concentram 966 focos.

“É uma realidade que não tinha antes. Tem dengue porque tem muito mosquito. Quanto maior a população do mosquito, mas facilidade o vírus tem para circular. Por isso o trabalho precisa ser focado na diminuição da população do mosquito. Este ano pode haver focos que são de ovos do ano passado e ano que vem pode ter de ovos de agora”, afirma Suzana. Os ovos do Aedes aegypti podem "aguardar" até 18 meses para eclodir.

 

Fonte: G1.com

;?>
Palma Sola
Palma Sola